Como surgiu a comunicação visual

Falamos muito aqui sobre a importância da comunicação visual para uma empresa e maneiras de fazer e inovar neste quesito. Mas como será que tudo isso surgiu e qual é a origem da comunicação visual?

Comunicar é informar, transmitir uma mensagem. Seja utilizando palavras, sons ou imagens. Na comunicação visual, o foco é transmitir a mensagem através de imagens. Para que haja comunicação, é preciso existir um emissor, o meio de comunicação ou o canal (que leva a mensagem) e receptores.comunicação visual

Com a comunicação visual, nós transmitimos ou comunicamos o nosso pensamento através de uma linguagem gráfica a que se dá o nome de signos visuais, que são os instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir a sua mensagem.

O homem se comunica desde sempre e das mais variadas maneiras. Embora a linguagem verbal seja um dos códigos mais eficazes, ela não tem um caráter universal, pois cada população tem sua própria língua.

Aí é que entra a comunicação visual: existem representações gráficas que são compreendidas igualmente no mundo inteiro, como os sinais de trânsito.

E esse tipo de comunicação vem lá da pré-história, quando os ‘homens das cavernas’ utilizavam pintura rupestre e faziam esculturas representando animais que iriam caçar, por exemplo.

Muito antes da descoberta da imprensa, havia cartazes feitos à mão. Só em 1480 surge o cartaz impresso, quando era possível fazer várias cópias de uma mesma mensagem. Os cartazes tinham diversas funções: anunciar produtos e, posteriormente, divulgar cultura e assuntos de caráter social e político. Já naquela época, um conjunto de regras era levado em conta para atrair o olhar do observador imediatamente.

Atualmente, a comunicação visual abrange campos muito diferentes, como a pintura, o desenho, a fotografia, a televisão e a internet.

A imagem se tornou uma grande forma de comunicação e os limites para experimentar, tanto no sentido de linguagem quanto de material aplicado, são infinitos.

Tire suas dúvidas sobre envelopamento de carros

Moda no Brasil nos últimos anos e muito utilizado na comunicação visual de empresas, o envelopamento de carros ainda gera dúvidas entre muita gente. Tire suas dúvidas aqui e saiba quais os cuidados que devem ser tomados na hora de utilizar adesivos em seu carro.

1. Se o envelopamento do carro for feito com adesivos de uma cor diferente daquela que está na documentação do veículo, eles podem estar em no máximo 50% dele. Caso ultrapasse esse percentual, é necessário mudar os documentos.envelopamento de carros

2. O envelopamento de carros não traz danos à pintura, desde que seja feito por profissionais capacitados e com materiais adequados.

3. Além do mais, o material mais utilizado, o PVC vinil, costuma ter um tratamento para conferir proteção extra à pintura do veículo. Um dos maiores inimigos da tina automotiva são os raios solares; o envelopamento de carros protege a pintura contra esses raios. Películas de poliuretano totalmente transparentes dão uma proteção ainda maior que o PVC vinil, protegendo o carro contra arranhões, batidos de pedrinhas e riscos de unhas. Uma boa ideia para quem tem cachorros em casa, que vivem pulando e arranhando o carro!

4. A vida útil dos adesivos costuma ser de sete anos, mas durante o tempo em que ficam em contato com a pintura, nenhum dano é causado.

5. Ao retirar o envelopamento, não é necessário nenhum tipo de polimento especial. Basta utilizar um removedor de adesivos e seu carro está prontinha, com a pintura intacta e com cara de novo!

A Visual Print possui um serviço especial de envelopamento de carros, não deixe de conferir e dê uma reformulada no visual do seu carro.

Foto slide é uma maneira criativa de decorar suas paredes

A decoração das paredes costuma ser um momento difícil na hora de finalizar a decoração de um ambiente. Afinal, todas as outras etapas já foram concluídas, como a pintura e os móveis. O foto slide é uma maneira simples e criativa de decorar suas paredes, guardando para sempre os seus melhores momentos.

É muito simples criar um foto slide: basta escolher suas fotos, simular o resultado e fazer o pedido. Você pode escolher entre dois materiais, o vinil auto adesivo ou placa de PVC com 2 mm de espessura. Também existem três opções de acabamento: branco, preto ou slide.Decorar paredes com foto slide

Veja quatro dicas para utilizar o foto slide na decoração de diferentes ambientes:

- Para o quarto do casal, que tal criar um foto slide com fotos de diversos momentos do relacionamento? Isso vai criar um ambiente gostoso e com clima de nostalgia.

- No quarto das crianças, também vale apostar em fotos do crescimento da criança ou, ainda mais legal, em fotos delas com os amigos ou a família. A criança vai se sentir sempre acolhida e acompanhada.

- Na sala, uma ideia é criar uma espécie de historinha, com fotos em sequência em um foto slide. Viagens costumam render ótimos cliques, escolha os melhores e monte o seu.Decorar paredes com foto slide

- Na cozinha, se você é um mestre cuca, vale pendurar aquelas fotos que sempre vão parar no instagram, de pratos maravilhosos e fumegantes. Hmmmm, vai dar água na boca de todo mundo!

O melhor de tudo é que não existem regras. Dê asas a sua imaginação, crie seu foto slide e seja você mesmo o grande artistas dos quadros em sua casa.

Ideias de aplicações para adesivos personalizados

Adesivos personalizados, como o próprio nome sugere, são uma boa maneira de decorar seus objetos ou suas paredes de uma maneira única e exclusiva.

Você pode tanto escolher imagens, como nos enviar seus próprios desenhos para que os transformemos em adesivos personalizados. Que tal algumas ideias de como utilizá-los?

1. Na paredesIMG_9347IMG_9347

Claro, essa é a forma mais comum de aplicação de adesivos personalizados. Seja no quarto, na sala ou no escritório, os adesivos dão um toque divertido e contemporâneo à decoração de qualquer ambiente.Adesivos personalizados

2. No laptop

Que tal sair da mesmice preto/cinza/vermelho e decorar a tampa de seu laptop com adesivos feitos sob medida e com as imagens selecionadas por você? Além de facilitar a identificação, seu instrumento de trabalho ou diversão ficará charmoso e único.

3. Para celular e tablet

Assim como no laptop, é possível aplicar adesivos personalizados no seu celular ou no tablet. Está com medo de que ele ficará desprotegido? A solução é optar por uma capa de acrílico transparente e colar o adesivo nela. Certamente ninguém mais terá a mesma capinha que você!

4. Para carros

Ninguém resiste colar um adesivo especial no vidro ou na traseira do carro. Seja com uma imagem bonita, uma mensagem divertida ou interessante, os adesivos personalizados são uma boa maneira de tornar seu carro único. E o melhor, seus amigos saberão exatamente qual é o seu veículo quando encontrarem você na rua!

5. Para a geladeiraAdesivos personalizados para geladeira

Troque os ímãs de geladeira por adesivos! O resultado será um visual descolado e moderninho em sua cozinha.

6. Para potes tupperware ou de vidro

Mais uma aplicação na cozinha e área de culinária: identifique seus potes de comida com adesivos personalizados e colocar alimentos diferentes no mesmo pote. Isso fará com que odores e sabores não se misturem, pois sempre fica um cheirinho mesmo após a lavagem.

E aí, tá esperando o que para colocar essas ideias em prática? É só selecionar suas imagens e mandar para a Visual Print! Teremos prazer em ajudá-lo.

Importância de contratar uma empresa de comunicação visual

Dizem que a propaganda é a alma de um negócio, certo? E como fazer essa propaganda de maneira eficaz, se não contratando uma empresa de comunicação visual? Impossível!

A comunicação visual envolve desde a logomarca até o cartão de visita. Mas não é só saber mexer em programas de computador ou ter alguma ideia básica sobre o que deseja fazer. É necessário compreender todo o conjunto, desde as cores, elementos, tipografia até o material em que a campanha será produzida. É por isso que contratar uma empresa de comunicação visual especialista no assunto é tão importante.

Empresa de comunicação visual - exemplo de serviço

É só pensar na sua própria experiência. Quantas vezes você já comprou um produto só por gostar da embalagem? Isso ocorre porque um produto visualmente atraente chama muito mais atenção que um produto sem nenhum apelo visual. Com sites ou outros produtos de uma empresa (vale até para a assinatura de um email!) não poderia ser diferente.

Os clientes criam uma imagem da empresa a partir da forma como ela se comunica com ele, como emails, sites, materiais impressos, portfólios. Cada item ou produto são a “cara” da empresa; você não quer que ela esteja mal arrumada ou esquisita, né? Para completar, uma comunicação visual bem elaborada passa uma grande sensação de credibilidade e confiabilidade, o que atrai muitos clientes e faz a sua empresa se destacar.

É claro que, atualmente, pode parecer simples fazer tudo sozinho ou contratar algum serviço não muito especializado para fazer tudo isso. Mas somente uma empresa de comunicação visual oferece o conhecimento necessário para trazer ótimos resultados para o seu negócio.